Percurso Visitável

Entrada/Porta de Armas

Portadearmas

 

A entrada no interior do Palácio de São Lourenço faz-se a partir da Avenida Zarco ou "Entrada da Cidade", pela Porta de Armas. 

Ler mais

 

 

 

Pátio Interior

Patio _interior

 

O pátio interior constitui um excelente exemplar de empedrado em "calçada madeirense", reproduzindo o padrão “mar largo”, em torno do qual as fachadas atestam intervenções arquitectónicas de diferentes épocas.

Ler mais

 

 

Esplanada Sul – Área Oeste

Esplanada _oeste

 

Nesta área, sobranceira às Fontes de João Diniz, encontra-se em evidência a antiga cisterna que fornecia água à Fortaleza e, ao fundo, as instalações do Serviço de Educação e Extensão Cultural do Palácio, onde os grupos de visitantes podem desenvolver diferentes actividades.

Ler mais

 


Acesso ao Andar Nobre

 Acesso _andar _nobre

O acesso ao andar nobre, a partir do pátio central, faz-se desde a segunda década do séc. XIX pela escadaria, cuja balaustrada em cantaria rija da Ilha da Madeira data dos anos 40 do séc. XX.

Ler mais

 

 

 

  

 


Sala de Entrada ou dos Capitães-Donatários

Capitaes _donatarios

 

Constituindo acesso à ala nobre a partir da segunda década do séc. XIX, é hoje conhecida por Sala de Entrada, dos Capitães-Donatários ou dos Retratos, por aqui se encontrar desde os anos 40 do séc. XX a galeria de retratos, de autoria desconhecida, dos dois primeiros Capitães-Donatários e de alguns Governadores dos séculos XVII a XIX.

Ler mais

 

Salão Nobre ou Salão de Baile

Salao _nobre

 

O Salão Nobre do Palácio foi, desde a época da sua edificação, reservado à realização de actos oficiais, tendo sido especialmente adaptado a “Sala do Trono” para a visita régia de 1901.
Aqui decorreram, desde 1976 - ano da implantação do regime autonómico - até 2004, as tomadas de posse do Governo da Região Autónoma da Madeira.
Desde 1993, é neste salão que têm lugar as cerimónias de agraciamento de personalidades madeirenses, por determinação do Presidente da República.

Ler mais

 


Torreão Sul

Torreao _sul


Pelo Salão de Baile acede-se ao passadiço que liga o edifício ao Torreão avançado a sul, parte integrante do primitivo núcleo da Fortaleza construído na primeira metade do séc. XVI, mais tarde aumentado e coberto.

Ler mais

 

 

 

 

 

 

  

 


Sala Vermelha

Sala _vermelha
A Sala Vermelha, onde são conduzidas as individualidades que o Representante da República recebe em audiência, é também utilizada por ocasião das recepções que têm lugar no Palácio de São Lourenço.

Ler mais

 


Sala Verde

Sala _verde
A Sala Verde ou Império foi totalmente remodelada após a intervenção empreendida em finais dos anos 30 do séc. XX, permanecendo como salão de banquetes do Palácio, função que hoje conserva.

Ler mais

  

 


Sala do Baluarte

Sala _do _baluarte

 

O baluarte sudoeste foi construído por Mateus Fernandes em finais do séc. XVI. Na sequência do crescimento do Palácio, entre finais do séc. XVIII e início do séc. XIX, foi esta sala edificada sobre aquele baluarte.

Ler mais

 

 

Sala de audiências do Representante da República

Sala De Audiencias

 

Instalada em 1977 no espaço da anterior "Sala Dourada", decorreram nesta sala, a partir de então, as audiências concedidas pelo Ministro da República, e desde 2006 pelo Representante da República.
Esta sala não está integrada no percurso visitável.

Ler mais

 


Galeria de Acesso aos Jardins

Galeria Acesso Jardins

 

A passagem para os jardins faz-se pela galeria que acompanha exteriormente a janela tripla da Sala Verde.

Ler mais

 

 

 

 

 

 

 

 


Baluarte Noroeste

Baluarte Noroeste

 

O baluarte noroeste, ajardinado no séc. XIX, é hoje também designado por "jardim do lago".

Ler mais

 

 

 

 

 

 

 

Jardim - Painel de São Lourenço

Jardim

 

A saída dos visitantes é feita pelo jardim interior, do qual se destaca um nicho, onde desde finais dos anos 30 se encontra colocado um painel de azulejos representando São Lourenço.

Ler mais

  

 


Torreão

Torreao

 

Este espaço circular de tecto abobadado corresponde ao piso térreo do torreão noroeste construído no séc. XVI.

Ler mais

 

 

 

Sala do Jardim

Sala Jardim

 

Esta pequena sala integrada no percurso visitável, onde são evocados os anteriores titulares dos cargos de Ministro da República e Representante da República. foi remodelada por determinação do actual Representante da República para acolher e expôr uma selecção das ofertas oficiais que vêm sendo recebidas até ao presente.

Ler mais