Eventos Culturais no Palácio de São Lourenço

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO | Palácio de São Lourenço | 24 de setembro

Jornadas _europeias _patrimonio

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património, reforçando os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum europeu cuja riqueza reside na sua diversidade.  Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de atividades a realizar no final de setembro. 

No dia 24 de setembro, o Palácio de São Lourenço, diariamente aberto ao público, junta-se às entidades públicas e privadas que integram a Programação das Jornadas Europeias do Património 2021 em Portugal, enquadradas no tema "Património Inclusivo e Diversificado: o Património é nosso" através do seguinte programa: 

10h00: Visita autónoma ao Palácio e jardins

O Palácio de São Lourenço é um monumento nacional emblemático no Funchal, cujas áreas mais significativas estão desde 1995 abertas ao público. Em visitas autónomas, a informação sobre o percurso poderá ser previamente consultada em: 

 “Percurso Visitável" disponível no site do Representante da República: /palacio-sao-lourenco/percurso-visitavel.aspx 

 * App "Palácio de São Lourenço": é descarregada gratuitamente à chegada, no ponto Wi-Fi indicado, para os smartphones dos visitantes. Estes usarão os seus próprios auriculares (que deverão trazer consigo) ao longo da visita. Este audioguia com texto e galeria de imagens dos 15 pontos do percurso é compatível com Android, iPhone, iPad e iPod touch, requerendo iOS 13.0 ou superior, e funciona off-line após ser descarregado. Está disponível em 4 idiomas: português, francês, inglês, alemão.

15h00: Visita comentada "O Palácio é nosso": 26 anos de acessibilidade ao Palácio de São Lourenço

Esta visita comentada participativa será precedida por uma apresentação prévia do tema "O Palácio é nosso", procurando elucidar sucintamente como o Palácio de São Lourenço, compatibilizando a sua condição de residência oficial com a prática museológica, refletiu a evolução dos serviços educativos nas últimas décadas, marcada pelo debate sobre o papel social das instituições culturais. O Palácio acompanhou esta evolução desde 1995, assumindo tendencialmente na interação com os públicos um papel de mediação cultural centrada na participação e aprendizagem recíproca, visando abrir de facto à comunidade este Monumento Nacional anteriormente acessível a poucos.

18h00: Recital da Orquestra de Cordas do Conservatório - Escola Profissional das Artes  da Madeira

A Área Museológica do Palácio de São Lourenço promove com regularidade eventos culturais abertos ao público, enquadrados preferencialmente na programação anual associada a eventos comemorativos, entre os quais as Jornadas Europeias do Património. Nesta ocasião, o Palácio acolhe um agrupamento de alunos do Ensino Profissional do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira - Engº Luíz Peter Clode, a "Orquestra de Cordas", com direção artística do Professor Yuriy Kyrychenko. Esta atuação será precedida por uma breve apresentação do tema "O Palácio é nosso: 26 anos de acessibilidade ao Palácio de São Lourenço".

Como usualmente, a entrada é gratuita. Durante a pandemia, todas as iniciativas requerem inscrição prévia, estando a lotação condicionada pelas normas sanitárias presentemente em vigor na R.A.M.

Área Museológica do Palácio de São Lourenço | Gabinete do Representante da República para a R.A.M.

Tel.: 291 202530 | E-mail: gabrr.palacio@gmail.com

 

 

                                      Exposição 

Entre os dias 14 e 24 de setembro, das 10h00 às 11h00 e das 15h00 às 16h00, está patente ao público a exposição de pintura de Nicholas Martin "A Natureza da Madeira", que tem o patrocínio do Representante da República. 

Como usualmente, a entrada será livre.

No decurso da pandemia, o público deverá usar máscara durante todo o evento, autorizar a medição prévia da temperatura, desinfetar as mãos à entrada e manter o distanciamento físico recomendado. A limitação do número de lugares está condicionada ao cumprimento das normas presentemente em vigor na R.A.M. para a realização de espetáculos.

 

 

"Regresso ao Palácio 2021"

O Palácio de São Lourenço continuará a promover as iniciativas "Regresso ao Palácio", eventos culturais presenciais abertos ao público condicionados ao estrito cumprimento das normas sanitárias em vigor durante a pandemia, sendo os lugares disponíveis limitados e sujeitos a marcação prévia.

Estes eventos são enquadrados preferencialmente no âmbito da calendarização das atividades culturais programadas na Área Museológica do Palácio de São Lourenço:

Semana “Palácio de Inverno” – variável (final de janeiro/início de fevereiro)

Dia dos Monumentos – 18 de abril

Dia dos Museus - 18 de maio

Semana Acesso Cultura – 3ª. semana de junho

Jornadas Europeias do Património – final de setembro

Natal/Reis – dezembro/início de janeiro

Nestas efemérides assinaladas, as iniciativas de acesso livre promovidas na Área Museológica do Palácio de São Lourenço -  Gabinete do Representante da República -  pretendem divulgar o património móvel e imóvel deste Monumento, consolidando a sua abertura à comunidade e ampla fruição por parte do público.

Além de outras iniciativas desenvolvidas nessas datas, são realizados - desde que enquadrados no âmbito desta calendarização - eventos de artes performativas promovidos em colaboração com diversas entidades e instituições, que assim prestam um importante contributo para a vivência cultural deste Monumento. A programação dos eventos é publicamente divulgada através dos meios habituais e também da mailing-list dos Serviços da Área Museológica do Palácio de São Lourenço, à qual os interessados podem aderir através do email gabrr.palacio@gmail.com.

Avida De Todos E O Maior Patrimonio