Próximos Eventos Culturais no Palácio de São Lourenço

 

Semana _acesso

SEMANA ACESSO CULTURA: “PORTAS ABERTAS” 2022 NO PALÁCIO DE SÃO LOURENÇO

20 – 21 de junho   

A Acesso Cultura, associação cultural sem fins lucrativos (https://acessocultura.org/2022/06/02/semana-acesso-cultura-2022/), instituíu em 2014 a iniciativa “Portas Abertas” como forma de captar a atenção para as questões da acessibilidade – física, intelectual, social - às atividades e aos espaços culturais em todo o país. O objetivo é aproximar agentes e espaços culturais do público, mostrando o trabalho invisível que está por trás das suas atividades.

A Área Museológica do Palácio de São Lourenço - Gabinete do Representante da República, que se associa a esta iniciativa desde a sua 1.ª edição, promove os seguintes eventos participativos, de entrada livre.

Neles, o público poderá questionar o Estúdio de Música Antiga e o Coro do Sindicato dos Professores da Madeira sobre o que os leva a dedicarem tantas horas dos seus dias à música, como decorrem os ensaios, quanto tempo é necessário para montar uma peça até que ela seja apresentada ao público. 

Poderá ainda conhecer como decorre a preparação de atos oficiais ou eventos culturais no Palácio e contactar os protagonistas envolvidos nos trabalhos de manutenção, conservação e preparação do andar nobre para esses eventos festivos.

20 de junho

18h30 - Salão Nobre - Concerto “Estúdio de Música Antiga”

Alunos do Conservatório – Escola Profissional da Artes da Madeira – Engº Luíz Peter Clode - SRECT

Direção Artística: Professor Giancarlo Mongelli

(Acesso condicionado à capacidade da sala)

21 de junho

15h00 - Palestra de apresentação temática: 

“Palácio do avesso: os bastidores da preparação de atos oficiais ou eventos culturais no Palácio"

Margarida Camacho, responsável pela Área Museológica do Palácio de São Lourenço

Inscrição prévia (condicionada à capacidade da sala multiusos)

Contactos: Tel. 291202530 | gabrr.palacio@gmail.com

18h30 – Salão Nobre - Recital de Canto – Coro do Sindicato dos Professores da Madeira

Direção Artística: Professora Noélia Fernandes

(Acesso condicionado à capacidade da sala) 

Embora se continuem a realizar visitas ao Palácio diariamente, requerem a obrigatoriedade de marcação prévia (ver aqui), mantendo-se a aplicação das medidas de prevenção da pandemia presentemente em vigor na R.A.M. 

 

"Regresso ao Palácio 2022"

O Palácio de São Lourenço continua a promover as iniciativas "Regresso ao Palácio", eventos culturais presenciais abertos ao público condicionados ao estrito cumprimento das normas sanitárias em vigor durante a pandemia, sendo os lugares disponíveis limitados e sujeitos a marcação prévia.

Estes eventos são enquadrados preferencialmente no âmbito da calendarização das atividades culturais programadas na Área Museológica do Palácio de São Lourenço:

Dia Nacional dos Centros Históricos - 28 de março

Dia dos Monumentos – 18 de abril

Dia dos Museus - 18 de maio

Semana Acesso Cultura – 3ª. semana de junho

Jornadas Europeias do Património – final de setembro

Natal/Reis – dezembro/início de janeiro

Nestas efemérides assinaladas, as iniciativas de acesso livre promovidas na Área Museológica do Palácio de São Lourenço -  Gabinete do Representante da República -  pretendem divulgar o património móvel e imóvel deste Monumento, consolidando a sua abertura à comunidade e ampla fruição por parte do público.

Além de outras iniciativas desenvolvidas nessas datas, são realizados - desde que enquadrados no âmbito desta calendarização - eventos de artes performativas promovidos em colaboração com diversas entidades e instituições, que assim prestam um importante contributo para a vivência cultural deste Monumento. A programação dos eventos é publicamente divulgada através dos meios habituais e também da mailing-list dos Serviços da Área Museológica do Palácio de São Lourenço, à qual os interessados podem aderir através do email gabrr.palacio@gmail.com.

Avida De Todos E O Maior Patrimonio