Próximos Eventos Culturais no Palácio de São Lourenço

Exposição temporária “Memória Postal do Funchal: O Palácio de São Lourenço, a Avenida do Mar e os Vapores”

23 de setembro - 25 de novembro (6.ªfeira)

0dbb 4b 04-b 410-4591-a 5c 6-ad 9e 995fae 84

Esta exposição proporciona um olhar inédito sobre esse diálogo entre o Palácio, a beira-mar e os vapores que chegavam e partiam. São imagens reproduzidas em bilhetes postais ilustrados que circularam a partir de finais do séc. XIX e se tornaram um fenómeno de colecionismo em todo o mundo. Também na Madeira se multiplicaram os colecionadores de bilhetes postais ilustrados e algumas coleções, generalistas ou temáticas, são hoje muito significativas. A coleção de bilhetes postais ilustrados do Sr. Eng.º José Manuel Melim Mendes, iniciada na sua infância com a temática dos postais de navios, é uma das mais importantes da Madeira, tendo dado origem a vários livros. A este colecionador, que em 2021 doou a sua coleção ao Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, se deve a seleção e cedência temporária dos exemplares que integram esta exposição temporária. 

Até 25 de novembro de 2022, todas as visitas ao Palácio incluem no seu percurso esta exposição temporária. As visitas são de entrada livre (grupo até 20 pessoas, inscrição prévia por telefone 291 202530 ou e-mail gabrr.palacio@gmail.com).

Haverá ainda visitas diárias apenas à exposição, de entrada livre e sem necessidade de agendamento prévio, com horário a confirmar pelo telefone 291 202530.

 

 

Calendarização dos eventos culturais no Palácio de São Lourenço

O Palácio de São Lourenço acolhe com regularidade eventos abertos ao público, sempre gratuitos, enquadrados preferencialmente no âmbito da programação cultural da Área Museológica do Palácio de São Lourenço:

Dia Nacional dos Centros Históricos - 28 de março

Dia dos Monumentos – 18 de abril

Dia dos Museus - 18 de maio

Semana Acesso Cultura – 3ª. semana de junho

Jornadas Europeias do Património – final de setembro

Natal/Reis – dezembro/início de janeiro

Nestas efemérides assinaladas, as iniciativas de acesso livre promovidas na Área Museológica do Palácio de São Lourenço -  Gabinete do Representante da República -  pretendem divulgar o património móvel e imóvel deste Monumento, consolidando a sua abertura à comunidade e ampla fruição por parte do público.

Além de outras iniciativas desenvolvidas nessas datas, são realizados - desde que enquadrados no âmbito desta calendarização - eventos de artes performativas promovidos em colaboração com diversas entidades e instituições, que assim prestam um importante contributo para a vivência cultural deste Monumento. A programação dos eventos é publicamente divulgada através dos meios habituais e também da mailing-list dos Serviços da Área Museológica do Palácio de São Lourenço, à qual os interessados podem aderir através do email gabrr.palacio@gmail.com.

Avida De Todos E O Maior Patrimonio