Eventos Culturais no Palácio de São Lourenço

                                               Natal no Palácio 2021

 Cadeira Italiana Recuperada 001

 

“Cadeiras Italianas do Palácio de São Lourenço”

 Salão Nobre

   “Mesas de Natal”

Mesa _natal

Sala Verde

O programa do "Natal no Palácio", promovido pela Área Museológica do Palácio de São Lourenço - Gabinete do Representante da República para a R.A.M., promove entre 17 de dezembro e 14 de janeiro a mostra “Cadeiras Italianas do Palácio de São Lourenço e as usuais “Mesas de Natal”. 

Podem ser visitadas livremente após agendamento prévio. Realizam-se  visitas orientadas a 17 e a 28 de dezembro, às 15h00.

Estas iniciativas pretendem dar a conhecer ao público peças de mobiliário e de artes de mesa que não se encontram expostas habitualmente ao longo do percurso visitável.

Homenagem a António Aragão – exposição da imagem São Francisco

IMG_1607-A

O Palácio de São Lourenço associa-se ainda, nesta época coincidente com o encerramento deste ano do centenário do nascimento de António Aragão, às numerosas iniciativas realizadas em sua homenagem em 2021, dando a conhecer uma das suas raras peças de arte sacra, pertencente a este acervo. Trata-se da imagem São Francisco, de 1955, adquirida para o Palácio de São Lourenço por ocasião da Exposição no Clube Funchalense, em Maio de 1956. Não se encontrando exposta permanentemente, esta é uma ocasião de dá-la a conhecer ao público, entre os dias 17 de dezembro e 14 de janeiro.

 

10 de dezembro (6.ª-feira)

18h30

Salão Nobre

Recital “Ensemble de Música Antiga”

Direção Artística: Professor Giancarlo Mongelli

IMG_7507

15 de dezembro (4.ª-feira)

18h30

Salão Nobre

Recital do “Ensemble Vocal Feminino Ninfas do Atlântico”

Direção Artística: Professora Zélia Gomes

 

Como usualmente, a entrada é gratuita. Durante a pandemia, todas as iniciativas requerem inscrição prévia, estando a lotação condicionada.  

Aos visitantes maiores de 12 anos será solicitada a apresentação do Certificado Digital Covid da União Europeia ou, em alternativa, um teste TRAg de despiste de infeção por SARS-Cov-2, com resultado negativo e realizado nos sete dias anteriores à visita, de acordo com as orientações emitidas pela Autoridade Regional de Saúde através da Resolução nº 1208/2021, de 19 de novembro.

Área Museológica do Palácio de São Lourenço | Gabinete do Representante da República para a R.A.M.

Tel.: 291 202530 | E-mail: gabrr.palacio@gmail.com

 

 

Como usualmente, a entrada será livre.

No decurso da pandemia, o público deverá usar máscara durante todo o evento, autorizar a medição prévia da temperatura, desinfetar as mãos à entrada e manter o distanciamento físico recomendado. A limitação do número de lugares está condicionada ao cumprimento das normas presentemente em vigor na R.A.M. para a realização de espetáculos.

 

 

"Regresso ao Palácio 2021"

O Palácio de São Lourenço continuará a promover as iniciativas "Regresso ao Palácio", eventos culturais presenciais abertos ao público condicionados ao estrito cumprimento das normas sanitárias em vigor durante a pandemia, sendo os lugares disponíveis limitados e sujeitos a marcação prévia.

Estes eventos são enquadrados preferencialmente no âmbito da calendarização das atividades culturais programadas na Área Museológica do Palácio de São Lourenço:

Semana “Palácio de Inverno” – variável (final de janeiro/início de fevereiro)

Dia dos Monumentos – 18 de abril

Dia dos Museus - 18 de maio

Semana Acesso Cultura – 3ª. semana de junho

Jornadas Europeias do Património – final de setembro

Natal/Reis – dezembro/início de janeiro

Nestas efemérides assinaladas, as iniciativas de acesso livre promovidas na Área Museológica do Palácio de São Lourenço -  Gabinete do Representante da República -  pretendem divulgar o património móvel e imóvel deste Monumento, consolidando a sua abertura à comunidade e ampla fruição por parte do público.

Além de outras iniciativas desenvolvidas nessas datas, são realizados - desde que enquadrados no âmbito desta calendarização - eventos de artes performativas promovidos em colaboração com diversas entidades e instituições, que assim prestam um importante contributo para a vivência cultural deste Monumento. A programação dos eventos é publicamente divulgada através dos meios habituais e também da mailing-list dos Serviços da Área Museológica do Palácio de São Lourenço, à qual os interessados podem aderir através do email gabrr.palacio@gmail.com.

Avida De Todos E O Maior Patrimonio