Referências biográficas dos anteriores titulares

Referências biográficas dos anteriores titulares

       1   -   O primeiro titular do cargo de Ministro da República foi o General Lino Dias Miguel, natural de Almada de Ouro, freguesia de Azinhal, concelho de Castro Marim, que exerceu funções entre 27 de Agosto de 1976 e 31 de Outubro de 1991.

Aquando da sua posse detinha a patente de Coronel Piloto Aviador, havendo sido promovido a Brigadeiro Piloto Aviador em 6 de Fevereiro de 1981 e a General em 2 de Julho de 1986.

Da sua folha de serviços consta o desempenho de várias funções, destacando-se as de instrutor de voo em aviões de jacto, na Base Aérea 3 em Tancos e Base Aérea 2 na Ota, Instrutor do Corpo de Alunos da Academia Militar, Professor Catedrático da Academia Militar, Adjunto do Gabinete Militar do Comando Chefe das Forças Armadas na Guiné, Chefe do Estado Maior da 3ª Região em Moçambique e Professor Efetivo da Escola Superior da Força Aérea. Tirou o curso “Advanced Safety Profram Management” da University of Southern Califórnia nos Estados Unidos da América.

Durante toda a sua carreira militar, foi agraciado com várias condecorações, destacando-se a Grã Cruz da Ordem Militar de Cristo e o Grau de Cavaleiro da Ordem Militar de Avis.

Faleceu no dia 30 de março de 2022, na cidade de Lisboa.

 

        2  -   O segundo titular do cargo foi o Vice-Almirante Artur Aurélio Teixeira Rodrigues Consolado, natural de Lisboa, que exerceu funções entre 31 de Outubro de 1991 e 7 de Outubro de 1997.

Especializou-se em comunicações. Como oficial prestou serviço em navios patrulhas, destroyers  ASW e fragatas. Foi professor da Escola Naval, Ajudante de Campo e, posteriormente, Chefe do Gabinete do Governador Geral de Moçambique.

Foi nomeado Chefe do Estado Maior do Comando Naval do Continente, Comandante do Grupo nº 1 de Escolas da Armada, Presidente do Comité de Comunicações da Defesa Nacional e professor do Instituto Superior Naval de Guerra.

Foi Comandante-Chefe da Área Ibero-Atlântica (CINCIBERLANT) e Comandante Naval do Continente, cargos que desempenhou durante três anos.

Foi também  Juiz Militar do Supremo Tribunal Militar.

Durante toda a sua carreira militar, foi agraciado com diversos louvores e condecorações, destacando-se a designação de Grande-Oficial da Ordem Militar de Avis.

 

       3   -   O terceiro titular do cargo foi o Juiz Conselheiro Antero Alves Monteiro Diniz, natural de Vila Pouca de Aguiar. Foi o último Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira, cargo que exerceu, entre 7 de Outubro de 1997 e 30 de Março de 2006, e o primeiro Representante da República para a mesma Região Autónoma, função que exerceu de 31 de Março de 2006 até 11 de Abril de 2011.

Foi nomeado Subsecretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro no VI Governo Provisório. Nos I e II Governos Constitucionais exerceu, sucessivamente, os lugares de Subsecretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro para os Assuntos Administrativos e Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

Exerceu funções como Juiz Conselheiro do Tribunal de Contas e do Tribunal Constitucional. Entretanto, mediante concurso curricular, acedeu ao quadro dos Juízes Conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça.

Foi por diversas ocasiões, agraciado e condecorado, destacando-se a Grã Cruz da Ordem de Cristo.