Alocução do Representante da República na cerimónia de despedida do contingente destacado a 20 de dezembro de 2020

Alocução do Representante da República na cerimónia de despedida do contingente destacado 

            Militares:

Infelizmente, como estou a cumprir isolamento profilático, não posso estar fisicamente presente, pelo que solicitei que vos fosse lida esta breve, mas sentida, mensagem.

Em primeiro lugar, desejo naturalmente a cada um de vós as maiores felicidades nesta Missão.

Que voltem sãos e salvos para a nossa terra e para as vossas famílias, com o sentimento de dever cumprido, sabendo que, com o vosso sacrifício e empenho, honraram o Exército, e honraram esta Região Autónoma e a nossa Pátria.

Por outro lado, quero também sublinhar a admiração e orgulho que temos de vós.

Desde a década de noventa do século passado, as Forças Armadas têm vindo a intervir um pouco por todo o Mundo onde a segurança e os interesses de Portugal o exigem, por compromissos decorrentes de alianças ou de pertença a organizações internacionais, na defesa de valores universais, como os direitos humanos e a dignidade da pessoa.

Em todas essas circunstâncias, algumas de risco significativo, sempre os militares portugueses souberam responder com exemplar conduta.

Estamos todos conscientes das dificuldades que vos esperam, e a coragem e sacrifício necessários para as enfrentar, acrescidos da saudade da família e dos amigos, durante um tempo longo e solitário.

Devereis possuir a coragem para enfrentar riscos diários, tantas vezes desconhecidos, num ambiente geográfico, político e cultural por vezes tão hostil.

Mas ireis enfrentá-los, estou seguro, com a certeza de que a vossa missão está subordinada aos valores da Paz, da Liberdade e da Democracia, e assenta num código moral, na competência técnica e no profissionalismo que são apanágio das nossas Forças Armadas e deste Regimento, que vos preparou, em particular.

É o que espero de vós, meus conterrâneos; as vossas qualidades humanas e profissionais, o grau de preparação que vos foi assegurado, deixa-me tranquilo quanto à vossa capacidade de resposta às dificuldades que a missão comporta.

Partis com a certeza de que a vossa família, a Região e a República estarão convosco, sofrendo com a saudade que a distância impõe e almejando pelo dia do vosso regresso, com o dever cumprido.

O Representante da República deseja-vos o maior sucesso, deixando-vos um abraço sentido de quem quer estar, durante a vossa missão, bem perto.

Boa sorte e bem hajam.

Funchal,28 de dezembro 2020