Alocução Dia do Comando Territorial da Madeira da Guarda Nacional Republicana(GNR)

Alocução Dia do Comando Territorial da Madeira da GNR – 23.06 

         Quando se comemora o Dia do Comando Territorial da Madeira, é meu dever prestar uma sentida homenagem à Guarda Nacional Republicana, pelo papel fundamental que desempenha na manutenção da ordem pública e na segurança nacional no nosso país e, sobretudo, ao Comando Territorial da Madeira, que tantos e tão relevantes serviços tem prestado nesta Região ao longo dos anos.

         Podemos todos testemunhar que a Guarda Nacional Republicana tem pautado sempre a sua atuação com elevada competência, disponibilidade, prontidão, brio profissional, dedicação extrema à sua missão, e sentido de serviço público, fazendo jus ao seu lema “Pela Lei e pela Grei”.

         Estas qualidades tornaram-se ainda mais patentes nos dias recentes, nos quais esta pandemia, que ainda nos perturba a todos, exigiu que fosse decretado o estado de emergência.

Tive ocasião de sentir, enquanto responsável pela execução na Região das medidas de exceção então adotadas, o empenho e a qualidade da ação que os seus membros puderam oferecer à nossa comunidade.

         Constatei, sem surpresa, o entusiasmo da GNR no desempenho das suas missões num momento tão difícil, e a capacidade que teve para, de forma exemplar, se coordenar com outras forças de segurança em áreas de responsabilidade onde a sua colaboração se tornou necessária.

         Por tudo isto, em nome da República, gostaria de vos deixar uma mensagem de gratidão e estímulo,

Agradeço às mulheres e homens que servem no Comando Territorial da Madeira da GNR tudo o que têm feito em prol da Região e de Portugal.