SAUDAÇÃO DO REPRESENTANTE DA REPÚBLICA PARA A REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA POR OCASIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL DA FEDERAÇÃO MUNDIAL DOS AMIGOS DOS MUSEUS (WFFM) NO FUNCHAL
Em nome da minha mulher e no meu próprio, gostaria de começar por agradecer a todos os participantes e organizadores por terem escolhido esta ilha para acolher este importante evento, que tem o alto patrocínio de Sua Excelência o Representante da Repúbica.
Estamos a celebrar os 600 anos do achamento das ilhas da Madeira e Porto Santo, bem como o Ano Europeu do Património Cultural.
Estas são razões especiais para dar-vos as boas vindas a este Palácio, Monumento Nacional,que está igualmente aberto aos visitantes, partilhando com os museus o empenho na conservação do património cultural.
Sabemos como, em todo o mundo, tem sido fundamental este contributo dos Amigos dos Museus para uma maior democratização do acesso à cultura, valor basilar das políticas culturais nas sociedades contemporâneas.
Destes dias de trabalho resultou ainda a aprovação e assinatura da “Declaração do Funchal”, cidade cujo nome fica doravante ligado à vossa prestigiada organização.
Puderam V. Exas. constatar a pujança das instituições museológicas e culturais regionais e de um turismo cultural em crescimento nesta ilha aberta ao mundo, que ao longo dos séculos soube receber personalidades ilustres da cultura e da ciência.
Concluo expressando a nossa expectativa de que todos vós, no regresso aos vossos países de origem, possais divulgar a beleza natural e a realidade turística e cultural da Região Autónoma da Madeira.