Agenda Cultural

EVENTOS CULTURAIS NO PALÁCIO DE SÃO LOURENÇO

Próximo evento:

Dia Internacional dos Museus - 18 de Maio

O Palácio de São Lourenço não é um museu, mas um monumento nacional que, desde a abertura da área civil ao público em 1995, se integra numa tipologia que veio a ser consagrada como “coleção visitável” no artigo 4º da Lei nº 47/2004, de 19 de Agosto, que aprovou a Lei Quadro de Museus: “conjunto de bens culturais conservados por uma pessoa singular ou por uma pessoa coletiva, pública ou privada, exposto publicamente em instalações especialmente afetas a esse fim, mas que não reúna os meios que permitam o pleno desempenho das restantes funções museológicas que a presente lei estabelece para o museu”.

Partilhando com os museus o dever de conservação, estudo e divulgação dos bens móveis à sua guarda, bem como o empenho em promover a acessibilidade dos visitantes, o Palácio de São Lourenço  associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus.

ICOM

Museus e histórias contestadas: Dizendo o indizível nos museus é o tema eleito pelo ICOM para o Dia Internacional dos Museus 2017

PROGRAMA:

 17 de MAIO

Salão Nobre - 18h00

“Olhares sobre o Palácio” - palestra:

"Histórias indizíveis do Palácio de São Lourenço"

Entrada livre

18 de MAIO 

10h00 e 14h30

Visitas livres ao Palácio e jardins

Público alvo: geral (máximo 20 pessoas)

10h00 e 11h00

Visita ao Palácio e jardins antecedida de apresentação e enquadramento histórico

Público alvo: geral (máximo 20 pessoas)

19 de MAIO

Salão Nobre - 18h00

Recital de Bandolim e Cravo

Norberto Gonçalves da Cruz e Giancarlo Mongelli

Organização: colaboração entre a Direção Regional de Cultura e os Serviços da Área Museológica doPalácio de São Lourenço.

Entrada livre (acesso condicionado à capacidade da sala)

 

Calendário de Eventos Culturais no Palácio de São Lourenço:

Semana Acesso Cultura - 3ª semana de Junho

Jornadas Europeias do Património - final de Setembro

“Natal no Palácio” - Dezembro/Dia de Reis

Semana “Palácio de Inverno” 2ª semana de fevereiro

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – 18 de abril

Nestas efemérides assinaladas, as iniciativas de acesso livre promovidas pelos Serviços da Área Museológica do Palácio de São Lourenço, integrados no Gabinete do Representante da República, pretendem duvulgar o património móvel e imóvel deste Monumento, consolidando a sua abertura à comunidade e ampla fruição por parte do público.

Além de outras iniciativas desenvolvidas nessas datas, são realizados - desde que enquadrados no âmbito desta calendarização - eventos de artes performativas promovidos em colaboração com diversas entidades e instituições, que assim prestam um importante contributo para a vivência cultural deste Monumento. A programação dos eventos é publicamente divulgada através dos meios habituais e também da mailing-list dos Serviços da Área Museológica do Palácio de São Lourenço, à qual os interessados podem aderir através do email gabrr.palacio@gmail.com.