Agenda Cultural

 

DESTAQUE : EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA "PEÇAS DE MESA DO PALÁCIO DE SÃO LOURENÇO NO SÉC. XX"

 Banquete - 1947 002

 18 de Dezembro 2020 – 15 de Janeiro 2021

Integrada no percurso visitável deste monumento, a exposição temporária “Peças de mesa do Palácio de São Lourenço no séc. XX” evoca momentos assinalados ao longo desse século, em que os melhores serviços de jantar e peças de mesa ornamentavam as mesas em receções oficiais e ocasiões festivas.

Esta exposição ilustra não apenas a evolução das artes de mesa e a incorporação de património móvel de diferentes tipologias e origens, mas a história da utilização oficial do Palácio de São Lourenço desde o início do séc. XX aos anos 70. Evocativas de épocas, conjunturas e proveniências muito diversas, estas peças não estão usualmente expostas ao público, pretendendo-se dá-las a conhecer aos visitantes do Palácio de São Lourenço.

Como é usual nas visitas ao Palácio, a entrada é livre, sujeita a marcação prévia. As inscrições para visitas a esta exposição deverão ser efetuadas pelo tel. 291202530 ou  e-mail gabrr.palacio@gmail.com

O público deverá usar máscara durante todo o percurso visitável, autorizar a medição prévia da temperatura, desinfetar as mãos à entrada e manter o distanciamento físico preconizado, em cumprimento das normas de prevenção de pandemia presentemente em vigor na RAM. O nº de visitantes a agendar cumprirá a limitação preconizada de 5 pessoas por grupo.

Organização: Serviços da Área Museológica do Palácio de São Lourenço | Gabinete do Representante da República para a R.A.M.

Tel.: 291202530 | E-mail: gabrr.palacio@gmail.com 

25 Anos Palacio

 

1995-2020, 25 anos de abertura ao público: da inacessibilidade ao "Palácio das pessoas"

Há 25 anos, concluída a parte mais visível de um programa abrangente de conservação e restauro do património móvel e do imóvel iniciado em 1992, a designada “Área Museológica do Palácio de São Lourenço” - percurso visitável da área civil que abrange a esplanada sul, andar nobre, jardim, baluartes noroeste e norte e área do "serviço educativo" - foi formalmente aberta ao público a 22 de setembro de 1995, não como museu, mas como "coleção visitável" (tipologia que seria consagrada em 2004 na Lei-Quadro dos Museus Portugueses).

Até então, com poucas excepções ao longo de vários séculos, os visitantes acorriam ao Palácio de São Lourenço apenas por questões protocolares, em eventos ou receções oficiais.

Desde 1995, este monumento privilegiou a acessibilidade em sentido amplo, a relação com os públicos e a abertura às iniciativas da comunidade, na certeza de uma herança cultural partilhada. Foram muitos os que ao longo destes 25 anos aqui acederam, em visitas orientadas, comentadas, musicadas, dançadas, encenadas; visitas autónomas, mediadas ou não; visitas ao "Palácio do Avesso", nos bastidores da atividade cultural e da conservação; visitas emocionais, de partilha expontânea, de aprendizagem mútua; recolha de memórias; ateliers de Verão e de Natal, para e com juniores e seniores; e ainda em generoso voluntariado na preparação e acompanhamento de atividades e outras formas de colaboração, como atuações de artes performativas, exposições, palestras, debates (eventos culturais sempre de participação voluntária e entrada livre).

Nesta data, celebramos a partilha desta herança patrimonial com as pessoas que lhe deram e dão razão de ser - colegas, colaboradores, voluntários, visitantes, profissionais e órgãos de comunicação social, instituições públicas e privadas e todos os que durante 25 anos, através de parcerias informais, contribuíram para que o Palácio de São Lourenço seja um monumento aberto ao acolhimento e envolvimento de residentes e visitantes nacionais ou estrangeiros.

 

Próximos Eventos Culturais no Palácio de São Lourenço

"Palácio de Inverno" - última semana de janeiro de 2021

O Palácio de São Lourenço continuará a promover as iniciativas "Regresso ao Palácio", eventos culturais presenciais abertos ao público condicionados ao estrito cumprimento das normas sanitárias em vigor durante a pandemia, sendo os lugares disponíveis limitados e sujeitos a marcação prévia.

Nestas efemérides assinaladas, as iniciativas de acesso livre promovidas pelos Serviços da Área Museológica do Palácio de São Lourenço, integrados no Gabinete do Representante da República, pretendem divulgar o património móvel e imóvel deste Monumento, consolidando a sua abertura à comunidade e ampla fruição por parte do público.

Além de outras iniciativas desenvolvidas nessas datas, são realizados - desde que enquadrados no âmbito desta calendarização - eventos de artes performativas promovidos em colaboração com diversas entidades e instituições, que assim prestam um importante contributo para a vivência cultural deste Monumento. A programação dos eventos é publicamente divulgada através dos meios habituais e também da mailing-list dos Serviços da Área Museológica do Palácio de São Lourenço, à qual os interessados podem aderir através do email gabrr.palacio@gmail.com.

Avida De Todos E O Maior Patrimonio