Mensagem de condolências do falecimento do Antigo Presidente da República Dr. Mário Soares

MENSAGEM  DE CONDOLÊNCIAS DO REPRESENTANTE DA REPÚBLICA PARA A REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 

Dr. Mário Soares 

Os portugueses receberam hoje, com grande consternação, a notícia do falecimento do Dr. Mário Soares, antigo Presidente da República e figura maior da nossa vida coletiva ao longo dos últimos 70 anos. 

O Dr. Mário Soares é o grande símbolo dos combates que em Portugal se travaram nas últimas décadas pela Liberdade, pela Democracia e pela Modernidade. 

Primeiro durante a ditadura do Estado Novo, em que, com o sacrifício da integridade física e da liberdade pessoal, lutou pelo respeito pelos direitos humanos, pela liberdade de expressão, e pela instauração da Democracia representativa. 

Depois, no papel decisivo na consolidação das liberdades conquistadas pela Revolução de Abril, quando a sua ação decidida foi fundamental para a afirmação do Estado de Direito que a Constituição da República de 1976, pela qual tanto se bateu, veio consagrar e para a afirmação internacional de Portugal. 

Finalmente, nos altos cargos públicos onde assumiu responsabilidades, soube conduzir o País no caminho de Desenvolvimento, da Integração Europeia e na procura da Justiça Social. 

A Região Autónoma da Madeira, em particular, tem um dever de gratidão para com o papel central do Dr. Mário Soares, regionalista e autonomista de toda a vida, na defesa e aprofundamento da Autonomia. 

Politico e Estadista brilhante, Homem corajoso e determinado, Jurista e Intelectual ilustre, só o devir da História julgará em toda a dimensão o muito que Portugal e os portugueses lhe devem.

Apresento à família do Dr. Mário Soares as minhas sinceras condolências e curvo-me, com respeito e saudade, à sua Memória.

Funchal, 7 de janeiro de 2017