Mensagem em honra do Atleta Alberto Paulo

Mensagem proferida por Sua Excelência o Representante da República em honra do Atleta Alberto Paulo, no dia 15 de setembro, pelas 11h, no Palácio de São de Lourenço.

Mensagem em honra do Atleta Alberto Paulo no Palácio de São Lourenço, no dia 15 de Junho de 2011

Fui nomeado, como sabem, para o exercício do cargo de Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, funções que englobam essencialmente a fiscalização da constitucionalidade e legalidade de diplomas regionais.

Mas não posso nem devo esquecer uma outra vertente, a que devo agir como elemento da coesão e unidade nacional.

E é neste último contexto que estou atento à sociedade civil e àquilo que esta melhor produz, seja no domínio social, cultural ou desportivo e dar o devido destaque aos factos que se projectem para além da Região para se reflectirem no todo nacional.

Devido aos resultados alcançados pelo Atleta Alberto Paulo, numa carreira desportiva ainda curta mas promissora e com grande destaque nacional e internacional, entendi realizar esta pequena cerimónia.

Pretendo, desta forma, felicitar Alberto Paulo pelos magníficos resultados que obteve e esperando que no futuro nos possa continuar a maravilhar.

Na sua carreira desportiva, Alberto Paulo tem marcado presença em provas internacionais, destacando-se as últimas Universíadas, onde obteve uma medalha de ouro, os campeonatos da Europa e do Mundo e estará seguramente presente nos Jogos Olímpicos de Londres no próximo ano.

Com a sua atuação, Alberto Paulo tem dignificado e honrado a terra que o viu nascer, fazendo com que todos os madeirenses se orgulhem de, também através do desporto, verem o nome da sua terra difundido por todo o mundo.

Os seus resultados constituem igualmente um exemplo para a sociedade e, em particular, para os mais novos.

Nestes momentos de crise e de alguma desilusão, Alberto Paulo constitui uma referência, demonstrando que, com persistência, empenho e dedicação ao trabalho, é possível alcançar os objectivos que nos fixamos.

Aceite os meus parabéns e os desejos sinceros de muitas felicidades pessoais e desportivas.

Espero igualmente que este momento simbolize um momento de esperança para a concretização das metas e de objectivos a que se propôs.

Foi por isso mesmo que escolhi esta sala da cor da esperança, a “sala verde” deste nosso Palácio de São Lourenço, para esta cerimónia.

Queria agradecer igualmente a presença da direção do Club Sport Marítimo nesta cerimónia desejando-lhe as maiores felicidades no desenrolar das comemorações do seu centenário.

Conheço bem a importância que este clube tem na sociedade madeirense, que vai para além do campo desportivo, constituindo um pólo de atracção para a nossa juventude que tenta apoiar e incentivar.

Sr. Presidente da Direção do Marítimo, muitos parabéns pelo trabalho desenvolvido por si e pela sua direção nesta coletividade erguida na zona do campo Almirante Reis, há mais de 100 anos.

Aprendi a amar o futebol a ver jogar homens que fazem parte da história do Marítimo e do nosso desporto.

Quem da minha geração não se lembra, por exemplo, do trio – Checa, Chino e Raul Tremura?!

Sei que existem outras modalidades aqui na nossa Região com projeção nacional que merecem ser acarinhadas.

Estarei, por isso, atento as indicações que os órgãos de comunicação social aqui presentes possam dar de situações que pela sua projecção regional e nacional devam ser assinaladas.

Todos nós desejamos que nessas situações se incluam as proezas do Alberto Paulo.

Muito obrigado a todos pela Vossa presença e boa sorte Alberto Paulo!!